A SERPENTE – SÍMBOLO E SIGNIFICADO



“Para os povos da antiguidade, a serpente era um transmissor de conhecimento. Nos textos bíblicos encontramo-la, inclusive, relacionada com a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Mais tarde, Moisés construiria uma serpente de bronze que sanava os feridos que a olhavam.
Nos povos orientais, a serpente estava associada à transmissão de energia. Esta relacionava-se com uma outra simbologia, a da serpente Kundalini ou energia adormecida no homem. 
Um outro aspecto a ela ligado é o mito da imortalidade e a doutrina da reencarnação (as várias encarnações da alma num corpo), já que periodicamente substitui a sua pele velha por outra nova, num perpétuo rejuvenescimento, à semelhança do que acontece no homem quando muda de corpo (a pele), mas mantém a individualidade que é a sua consciência. 
Um outro símbolo a ela associado é o Ouroboros. Trata-se de um símbolo cósmico em que a serpente aparece enroscada, mordendo a sua própria cauda. Também a vemos enrolada em espiral à volta da árvore (mito de Adão e Eva no Éden), que significa a representação dos ciclos do Tempo.”
In Eduardo Amarante, “Templários”, Vol. 1